MPF cobra melhorias da merenda escolar oferecida nas escolas de Nazaré, Itaparica e Vera Cruz

Ministério Público Federal da Bahia (MPF-BA) expediu recomendações às cidades de Nazaré, Itaparica e Vera Cruz, e aos seus Conselhos de Alimentação Escolar, para que identifique o nutricionista responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O órgão recomendou ainda que as administrações municipais revisem os cardápios e diversifiquem os alimentos oferecidos aos alunos, e ainda garantam aos Conselhos a infraestrutura necessária para seu pleno funcionamento.

Ainda segundo os procuradores da República Melina Montoya Flores, Domênico D'Andrea Neto e Nara Soares Dantas, responsáveis pela ação, os fornecedores serão também obrigados a adotar medidas que atestem a qualidade e inspeção sanitária dos produtos.

O programa Fantástico da Rede Globo apresentou, no dia 8 de maio último, uma reportagem que denunciava problemas graves com as merendas oferecidas por diversos municípios do Brasil. Na Bahia, as escolas municipais de Nazaré, Itaparica e Vera Cruz, através das imagens e depoimentos, mostraram alimentos armazenados e manipulados em condições precárias de higiene, produtos de baixa qualidade ou com prazo de validade vencido, e o transporte em condições impróprias.