TVE estreia série inédita “Vagões Agrestes, Trilhos litorais”

Foto: Divulgação

A riqueza e a diversidade cultural e social de municípios do território de identidade Litoral Norte e Agreste Baiano serão retratadas na série documental “Vagões Agrestes, Trilhos Litorais – Estradas Baianas para Contar”, que estreia a partir deste sábado, às 14h30, na TVE. Os episódios serão exibidos sempre aos sábados, com horários alternativos nas segundas-feiras, às 7h30, e às quintas-feiras, às 20h30.

Dirigida e produzida por Antonio Pastori, cada um dos cinco episódios explora os patrimônios material e imaterial da região. Apresenta ainda um trabalho documental que mostra as variantes e as contradições de doze municípios do território com os aspectos religiosos, culturais, históricos e sociais. Passando por histórias de salvação e resistência, narradas pelas andanças e realizações de personagens singulares como Antônio Conselheiro.

Em um presente poético e forte para os moradores do território, a série mostra a cultura regional com singularidade e dá voz e vez as coisas simples, as pessoas simples e o cotidiano da população local. Povos indígenas no período pré-colonial e descobertas arqueológicas na área com as marcas de uma identidade milenar como os antigos sambaquieiros, e ainda a chegada das estradas de ferro, suas influências e o impacto social, as transformações econômicas e culturais.

No primeiro episódio o destaque é a prática religiosa viva entre membros quilombolas desde o século XVIII e nunca documentada, segundo o diretor. A “Reza de São Roque” é um dos registros inéditos trazidos pela produção audiovisual. Uma região excluída do discurso da baianidade, com identidade própria, mas não comum. A abertura da série propõe um mergulho neste território rico em cultura e com uma história pouco conhecida, para mostrar as fusões entre a população autóctone e as presenças lusitana e africana na região.

A obra é resultado do edital da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Os episódios poderão ser acompanhados também no site www.tve.ba.gov.br/tveonline.

*Ascom



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia