CadÚnico se oferece à comunidade científica para desenvolvimento de soluções sociais

Diretora do MDS destaca potencial do Cadastro Único para enfrentar desigualdades e desenvolver tecnologias

Durante a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) em Brasília, Ieda Maria Nobre de Castro, diretora do Departamento de Gestão do Cadastro Único, anunciou que o CadÚnico está à disposição da comunidade científica para desenvolver tecnologias que melhorem a vida dos mais pobres e antecipem soluções para os problemas dos estratos sociais mais vulneráveis.

Foto: Divulgação

O CadÚnico é um instrumento de vigilância socioassistencial que contém informações georreferenciadas de 93 milhões de brasileiros atendidos por 40 programas federais.

Entre os grupos beneficiados estão comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhos, pessoas com deficiência, idosos, crianças e mulheres que chefiam famílias.

Ieda Castro enfatizou a importância de retroalimentar a base de dados do CadÚnico com conhecimentos acadêmicos e pesquisas científicas para aprimorar o atendimento e a eficácia das políticas públicas.

A diretora destacou a necessidade de utilizar a ciência para prevenir e resolver questões sociais.

Ela citou como exemplo a gestão de crises, como as enchentes no Rio Grande do Sul, que poderiam ser melhor administradas com a antecipação científica.

Ieda Castro também mencionou o potencial do CadÚnico para integrar dados em tempo real com sistemas de saúde, educação e assistência social, além de desenvolver tecnologias para atender populações em locais remotos, como na Amazônia.

A capacitação das gestões municipais e a criação de uma cultura científica na gestão pública foram ressaltadas como fundamentais para promover bem-estar social.

A diretora argumentou que ciência, tecnologia e inovação são essenciais para melhorar a elaboração e a implementação de políticas sociais, afastando-se do assistencialismo e clientelismo predominantes.

Os seminários da CNCTI, que discutem “Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social”, estão disponíveis no canal do MCTI no YouTube. A conferência vai até quinta-feira (1º).