As propagandas eleitorais começaram oficialmente nesta sexta-feira (16), permitindo que os candidatos às prefeituras e câmaras municipais apresentem suas propostas ao eleitorado. No entanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu uma série de regras que devem ser rigorosamente seguidas durante a campanha.

As normas estabelecidas pelo TSE visam garantir uma disputa justa e transparente, evitando abusos e práticas irregulares. Entre as regras estão a obrigatoriedade de mencionar o partido político e o uso exclusivo da língua nacional nas propagandas.
Além disso, o TSE proíbe o uso de ferramentas tecnológicas para adulterar ou fabricar imagens e áudios, coibindo a disseminação de notícias falsas. Outro ponto importante é a necessidade de comunicar à Polícia Militar e à Justiça Eleitoral sobre a realização de atos de propaganda, como carreatas e comícios, com no mínimo 24 horas de antecedência.
- ACM Neto lidera disputa pelo governo da Bahia em 2026, aponta pesquisa Séculus
- Pesquisa para o Senado na Bahia aponta Rui (23%) e Wagner (19%) à frente de Roma (12%) e Coronel (10%)
- “É uma eleição disputada até o fim”, diz ACM Neto sobre disputa pelo Governo da Bahia durante visita ao São João de SAJ
Outras restrições incluem a proibição do uso de trios elétricos, a limitação do uso de carros de som e mini-trios, e a restrição de propagandas em locais públicos e bens de uso comum. Os candidatos também não podem distribuir brindes ou realizar ações que perturbem o sossego público.


