Na Bahia, apenas oito dos 417 municípios baianos buscaram recursos federais para melhorar a segurança pública. O estado abriga as cinco cidades mais violentas do Brasil. Este programa é financiado pelo Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e visa apoiar as cidades na implementação de ações efetivas contra a criminalidade.

Segundo o Bahia Notícias, parceiro do Blog do Valente, os municípios que atualmente recebem apoio do MJSP são Camacan, Cocos, Correntina, Fátima, Feira de Santana, Itarantim, Jequié e Valença, totalizando R$ 2,8 milhões em repasses.
Para que as cidades possam acessar os recursos do FNSP, é necessário que elas desenvolvam um plano local de segurança, integrem o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), mantenham uma guarda municipal ou realizem ações de policiamento comunitário, além de criar um Conselho de Segurança Pública.




