“Que me arranquem dessa cadeira”: veja discurso de Glauber Braga antes de ser retirado à força da Mesa Diretora da Câmara

Deputado do PSOL resistiu à saída, provocou esvaziamento do plenário e teve transmissão cortada em meio à discussão sobre sua possível cassação.

Imagem: reprodução

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) protagonizou uma cena incomum na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (9), ao ocupar a Mesa Diretora e declarar que não deixaria o espaço. “Que me arranquem dessa cadeira”, afirmou o parlamentar, momentos antes de ser retirado à força por policiais legislativos. A ação levou ao esvaziamento do plenário, ao corte da transmissão da TV Câmara e à retirada da imprensa do local.

A tensão teve início após o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciar que o plenário deve analisar a possível cassação do mandato do deputado, acusado de agredir um manifestante dentro da Casa. O parecer favorável à cassação foi aprovado pelo Comitê de Ética em abril, e o recurso apresentado por Glauber à Comissão de Constituição e Justiça foi rejeitado.

No momento da ocupação, os deputados participavam da primeira fase da sessão, dedicada a discursos do Pequeno Expediente, período em que não há votações de projetos. A sessão de hoje também pode incluir a análise do projeto que reduz a pena do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros condenados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro.

Imagens mostram policiais legislativos tentando negociar com Glauber antes da retirada. Parlamentares relataram ambiente tenso após a ocupação da Mesa, que interrompeu a sequência normal dos trabalhos.