Nós pagamos mais impostos que os outros

A crise econômica mundial, iniciada em setembro de 2008, reduziu em 2009 a carga tributária na maioria dos países industrializados.

 Segundo a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a carga tributária média na região, que em 2008 era de 34,8%, caiu para 33,7% no ano passado. Em 2006 e 2007, estava em 35,4%.

 No Brasil, a carga tributária teve queda de apenas 0,2 ponto percentual, de 34,7% em 2008 para 34,5% no ano passado, segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário).

 Mesmo com essa queda, o país subiu quatro posições no ranking dos países que mais tributam os contribuintes. Segundo o IBPT, tomando por base o ranking da OCDE, o Brasil ocuparia o 14º lugar em 2009 (era o 18º em 2008), ficando à frente do Reino Unido, da Espanha, da Suíça e dos Estados Unidos.

 A “subida” do Brasil no ranking ocorreu porque outros países -Reino Unido, Islândia, Holanda e Portugal- tiveram reduções maiores em suas cargas fiscais. (Folha)

  Nossa opinião:

 Nesta conta não entram os pedágios e taxas. Entede-se por taxa aquelas que pagamos apenas quando utilizamos os serviços, como taxa do lixo que existe em algumas cidades e etc… E ainda querem a volta da CPMF. Não da pra entender uma carga tributária tão grande e este ano anuncia cortes no orçamento, inclusive de mais de meio milhão na educação, cortes nas obras dos aeroportos, mas teve aumento para os deputados, senadores, vereadores e ministros.