Você conhece os sintomas da anemia? Dr. Ivan Barbosa, da Clínica Amo, esclarece as principais dúvidas sobre a doença

Já diz o ditado: ”melhor prevenir do que remediar”. Quando o assunto é saúde, todo cuidado é pouco, principalmente para doenças comuns que, quando não tratadas, podem trazer complicações graves. É o caso da anemia. Muitas pessoas associam o problema à questão alimentar. Mas o que é, de fato, a anemia? Quais são suas principais causas e sintomas? É o que esclarece o doutor Ivan Barbosa, hematologista da clínica Amo.

“Anemia é uma doença causada pela deficiência de globos vermelhos. A anemia leva a uma dificuldade de oxigenação do organismo. As hemácias, os globos vermelhos, elas são células que são ‘saquinhos’ cheios de hemoglobina e a função dessa celular é levar o oxigênio e levar ao tecido em todo o organismo. Quando a gente começa a produzir menos hemácias ou quando os globos vermelhos são destruídos, a gente tem a condição que chamamos de anemia, a Incapacidade do organismo de levar o oxigênio, devido a uma deficiência dos globos vermelhos”, explica

Comumente a questão alimentar e a perda de peso são associadas à anemia. Segundo o Dr. Ivan, a relação vem da falta de ferro, ácido fólico e vitamina b12, substâncias fundamentais para a prevenção a doenças. O que pouco se sabe é que a anemia apresenta diferentes tipos, cada um com sintomas específicos, como explica o Doutor.

IMG-20160502-WA0028

“Existem vários tipos de anemia. Você tem a anemia porque a medula óssea tem carência, que é o tecido que produz as hemácias, globos vermes, globos brancos e as plaquetas. Ela carece de nutrientes e não consegue produzir as hemácias. Esse é caso mais comum. Existe a anemia falciforme, as anemias autoimunes. Há outras situações em que a medula por falência não consegue produzir as hemácias, então temos a doença medulares, a mielodisplasia, a leucemia, que são próprias da medula óssea e não por uma falta de nutrientes”, esclarece.

O doutor Ivan explica também que os sintomas se apresentam  conforme o tipo de anemia, quanto mais grave, maior a fraqueza, cansaço, podendo também sentir palpitação,  taquicardia, tontura, dificuldade pra concentração, sintomas típicos da falta de oxigenação no organismo e que são comuns independentes do tipo de anemia.

“Existem sintomas e sinais de anemias que são mais característicos de determinado tipo. AS anemias por deficiência de ferro e falta de vitaminas, elas podem dar também queda de cabelo, unha fica quebradiça, palidez e feridas no canto da boca. A anemia falciforme,  ela tem características que vão desde a infância, como problemas de articulação e até problema de rim”, pontua.

O Dr. Ivan esclarece ainda que a anemia pode ser uma das consequências de outras doenças. “A anemia é uma condição associada a outra doença. Quando damos o diagnóstico, é só a ponta do iceberg,  você precisa saber qual é  a causa da anemia pra saber qual o tratamento adequado”, orienta.

Nos casos de gestação, os cuidados devem ser redobrados. Dr. Ivo reforça a necessidade do pré-natal, sobretudo nos casos específicos de anemia, como por exemplo, a anemia falciforme.

“Anemia falciforme é uma doença hereditária decorrente de uma mutação no DNA e é passada dos pais pros filhos. O importante é, no caso de uma gestante que tem anemia, é se tratar direito pra não ter nenhum tipo de complicação durante a gestação. Às vezes a oxigenação no feto não é adequada e o feto pode também ter algum tipo de problema”, alerta o Dr.

Em situações mais específicas como o casamento entre pessoas de mesma linhagem familiar, entre primos, por exemplo, isso pode ser um fator preponderante para a criança que nascer dessa união. Segundo o Dr. Ivan, “se é uma família que já tem um mesmo material genético então existe um risco proporcionalmente maior dos dois pais terem uma mutação genética e os dois passarem para o filho. Não quer dizer que em todo caso a criança vai ter um problema de anemia. Isso vale pra todas as doenças hereditárias, toda vez que há um casal consanguíneo tem um risco maior de passar mutações que estão presentes na família para os filhos”.

Diante dos casos específicos de anemia, consultar o médico é a ação mais indicada. O doutor Ivan chama atenção para as pessoas que leem os exames e tiram conclusões equivocadas, sem a leitura de um especialista ou que iniciam tratamento apenas de forma caseira, sem a consulta médica.

O Dr. Ivan Barbosa é hematologista na clínica Amo onde atende nas manhãs e tardes das sextas. (Viviane Silva/Blog do Valente)

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia