Polo petroquímico em Camaçari é evacuada após curto-circuito em equipamento

Pólo de Camaçari, na região metropolitana de Salvador — Foto: Divulgação/Cofic

Funcionários da unidade de Químicos da Braskem, localizada no Polo Industrial de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (RMS), foram evacuados do local após um equipamento interno sofrer um curto-circuito na tarde desta quinta-feira, 29. Ninguém ficou ferido.

Segundo informações da Braskem, o caso aconteceu por volta das 16h. A retirada dos trabalhadores ocorreu de forma preventiva após o curto-circuito do equipamento causar uma oscilação temporária no fornecimento de energia e vapor. As atividades administrativas na unidade foram suspensas.

Conforme a empresa, “todos os sistemas funcionaram conforme o planejamento para situações como esta”. A evasão dos funcionários, segundo a entidade, é um procedimento regular e preventivo, treinado anualmente pelos trabalhadores.

Devido ao problema no equipamento, foi necessário acionar o sistema de segurança conhecido como flare, mecanismo de queima de gases usado pelas indústrias químicas, petroquímicas e refinarias e que não oferece risco à população do entorno da fábrica.

As unidades foram colocadas em avaliação para a retomada segura. A Braskem informou que as autoridades e órgãos competentes foram informados e que está “empenhada na continuidade das atividades industriais com segurança para as pessoas e para o meio ambiente”.

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) informou que não foi acionado para atender a ocorrência.