TJD-BA condena massagista por racismo em partida do Intermunicipal Baiano

Foto: ILUSTRATIVA Alexandre Cassiano / Agência O Globo

O Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia (TJD-BA) condenou o massagista da equipe de Conceição do Coité, Pedro S. de Melo, por racismo. O crime foi praticado durante partida contra o Barrocas, pelo Campeonato Intermunicipal Baiano, em setembro de 2023.

Na ocasião, o massagista proferiu palavras de cunho racista contra um integrante da equipe de arbitragem, que é negro. As ofensas foram registradas na súmula da partida. “Seu preto de merda […] é você mesmo seu macaco”.

O TJD-BA aplicou ao massagista a pena de suspensão de 10 jogos, reduzida pela metade por se tratar de equipe de futebol amador. Além disso, ele foi multado em R$ 25 mil.

O tribunal também decidiu encaminhar a denúncia e a decisão às autoridades competentes para apuração.

O procurador de Justiça Desportiva, Abel Guerra Lima, destacou que “fatos como esse são recorrentes no futebol”. “Mesmo que tão próximo do dia da Consciência Negra, passados apenas 8 dias o TJD-BA ainda se depara com casos de racismo no futebol baiano”, disse.

O auditor desportivo, Ricardo Maracajá, ressaltou que o TJD-BA visa coibir atos como esse e sempre estará contra o racismo. “Temos de firmar um compromisso para garantir a todos os envolvidos respeito e dignidade, para que o futebol seja um lugar seguro e sadio”, ressaltou.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia