Bahia registra ventos fortes nas últimas 24 horas

Foto: Divulgação

 

Várias cidades baianas tiveram ventos fortes entre terça-feira (19) e quarta-feira (20). Segundo o Inema, os ventos mais intensos foram registrados na localidade de Pé de Serra com rajadas de 71 km/h, seguido por Itaguaçu, com ventos de 70,1 km/h e Euclides da Cunha com 68 km/h.

Em Porto Seguro, o vento gerou muitos problemas à população local, como quedas de árvores, destelhamento de barracas e engarrafamentos foram registrados.

De acordo com o Aldirio Almeida, meteorologista do Inema, as rajadas de vento estão diretamente ligadas às chuvas. “Quando há uma tempestade numa área formada por várias nuvens, forma-se uma ‘frente de rajada’ onde são formados os ventos mais intensos.” afirmou

Na capital, o Inema registrou ventos de até 55,4km/h. O meteorologista da Codesal, Giuliano Nascimento, alerta para os riscos apresentados: “Há possibilidade de queda de árvores, destelhamentos, além de deslizamentos e alagamentos.”

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta, nesta quarta-feira (20), de chuvas intensas até sexta-feira (22). Conforme o instituto, a chuva deve ser entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de até 100 km/h. Há possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Para se proteger das rajadas de vento, não é recomendado se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar perto a torres de transmissão e placas de propaganda. Se for possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

 

 

Com informações do site Correios.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia