Maria Odília, primeira médica negra do Brasil, ganha memorial em Salvador

Crédito: Betto Jr. / Secom

A Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS), inaugurada nesta sexta-feira (15) pela Prefeitura, possui uma ala inteira em homenagem a Maria Odília Teixeira, a primeira médica negra do Brasil. O local conta com uma exposição permanente que conta a história da baiana de origem humilde que foi também a primeira professora negra da Faculdade de Medicina da Bahia.

A ESPS está localizada na Rua Miguel Calmon, no Comércio, e foi inaugurada com a presença do prefeito Bruno Reis e da vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos. Netos e bisnetos de Maria Odília também estiveram no local para receberem a homenagem em nome da família.

Maria Odília Teixeira nasceu em São Félix do Paraguaçu em 1884 e faleceu em Salvador em 1970, deixando um legado histórico. A partir de um equipamento cultural em formato de árvore, como símbolo de ancestralidade, o visitante é convidado a conhecer e interagir com os fatos pertinentes à trajetória da médica. Ela também foi a primeira mulher a ser diplomada em medicina no Século XX.

A inspiração de Maria Odília para a carreira médica veio do pai, José Teixeira, também médico. Com a ajuda de um dos irmãos, Tertuliano Teixeira, bacharel em direito, ela conseguiu se formar e cinco anos depois já estava dando aula na Faculdade de Medicina, lecionando Clínica Obstétrica. No entorno da árvore foram dispostas telas, além de ilustrações que representam as diferentes fases da vida da personagem, visando fortalecer os vínculos da imagem de Maria Odília com as lutas atuais, criando laços de identificação.

Bruno Reis lembrou que a data foi escolhida para a inauguração da ESPS por conta do aniversário de formatura da homenageada. “Maria Odília foi a primeira médica negra brasileira, primeira professora negra da área de medicina brasileira. Hoje é exatamente o dia em que ela se formou, em 15 de dezembro de 1909. Então, como não existem coincidências, era da vontade de Deus que nós estivéssemos aqui hoje”, disse.

“A Prefeitura se sente honrada em valorizar ícones da nossa cidade, em especial da população negra, que representa a maioria do nosso povo e da nossa gente. Essa escola, aqui no coração do Centro Histórico, tem diversos significados. Como a homenagem a Maria Odília, primeira médica negra do Brasil, orgulho da Bahia e de Salvador. Teremos o memorial na escola, onde estarão perpetuados os seus ensinamentos, valores e princípios para a geração presente e as gerações futuras”, completou o prefeito Bruno Reis.

“O Memorial surge como forma de reparação histórica e reforço do poder feminino e negro, característicos da nossa cidade”, avaliou Ana Paula Matos, secretária de saúde.

article-0rmvczj1n8fj
article-0s65mu9cgfao
article-02v3q7xjj6ud
auto-upload-1954202


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia