Novo CRAS em Valéria oferece serviços gratuitos e capacidade para atender até 5 mil famílias por ano

Foto: Lucas Moura / Secom PMS

Nesta terça-feira (5), o novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Valéria foi oficialmente inaugurado, destacando-se como um modelo de estrutura com capacidade para atender até 5 mil famílias anualmente. O local disponibilizará serviços como encaminhamento para benefícios relacionados à natalidade, moradia, alimentação e viagem, além da atualização do Cadastro Único. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A unidade, seguindo o padrão das outras 27 existentes, oferece uma variedade de atividades, incluindo o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), atendimentos multiprofissionais individuais e coletivos, visitas domiciliares e institucionais, bem como eventos comunitários e campanhas socioeducativas, entre outros.

O titular da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, ressaltou a qualidade da infraestrutura da unidade. Desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e executado pela Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), o projeto visa ser replicado em outras unidades.

“Estamos oferecendo condições dignas e completas de trabalho para a equipe socioassistencial. Pegamos as especificações técnicas e colocamos a mais do que é exigido pelo Ministério do Desenvolvimento. Por exemplo, aqui vai ter atendimento de CadÚnico”, afirmou o secretário.

A nova instalação, segundo a Prefeitura, apresenta infraestrutura completa para oferecer todos os serviços socioassistenciais do município, distribuindo-se por 18 ambientes em dois andares. Esses espaços incluem salas para atendimento social e psicológico, salas multiuso para a realização de cursos e oficinas, sala para atendimento de Cadastro Único, e brinquedoteca, entre outros.

“A gente tem enxergado a política de assistência não apenas como auxílios pontuais, mas também como a continuidade de serviços de qualificação. Então, teremos também a sala multiuso para oferecer cursos do Senai e do Senac para a população de Valéria”, afirmou o secretário.

A rede socioassistencial de Salvador, composta atualmente por 28 CRAS, sete Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), três Centros POP e um Núcleo de Ações Articuladas para População em Situação de Rua (NUAR), passará por adaptações para seguir o novo padrão Modelo.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia