Caso Gamboa: PMs são denunciados por alterar cena do crime para forjar confronto

Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO

Quatro policiais militares foram denunciados por fraude processual em relação às mortes de três jovens na Gamboa, em Salvador, em março de 2022.

Segundo denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA), os cabos da PM Tárcio Oliveira Nascimento, Thiago Leon Pereira Santos, Lucas dos Anjos Bacelar Dias e Marinelson Mendes Alves da Cruz “alteraram, substancialmente, a cena do crime em diversos momentos, objetivando apagar os rastros dos homicídios”.

O MP pediu à Justiça o afastamento cautelar dos envolvidos do policiamento ostensivo pelo período de180 dias, além da determinação de que eles sejam proibidos de acessar a Gamboa e manter contato com testemunhas e familiares das vítimas até o final da instrução processual.

Em novembro do ano passado, eles já haviam sido denunciados pelo MP pelo crime de homicídio qualificado cometido por motivo torpe.

Segundo o MP, a alteração na cena de crime aconteceu depois das mortes de Alexandre Santos dos Reis, Cléverson Guimarães Cruz e Patrick Sousa Sapucaia, em 1º de março de 2022.

As investigações e laudos periciais da reprodução simulada dos crimes indicam que os PMs “plantaram” armas de fogo para dar ideia de que as vítimas estavam armadas.

A denúncia diz ainda que eles também usaram vassoura e baldes com água para lavar casas da comunidade e a escadaria da Gamboa de Baixa, que estava suja com poças de sangue por ser o local onde Alexandre e Patrick foram de fatos atingidos.

Os PMs então retiraram os corpos dos três jovens de uma casa abandonada, já sem vida, colocando-os em lençóis e os levando para o Hospital Geral do Estado (HGE).

A ideia, diz o MP, era manter a falsa versão de que os PMs foram “recebidos a bala” ao passar pela Avenida Contorno e perseguiram os jovens até a casa abandonada, que teria sido palco de um tiroteio.

Eles também queriam sustentar a ideia de que prestaram socorro aos baleados.

“Todavia, as provas técnicas produzidas refutam as versões dos policiais e comprovam que as cenas dos crimes foram alteradas dolosamente”, diz a denúncia.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia