Dengue em Salvador: cresce busca por teste e vacina na rede particular

Foto: reprodução

Cresceu a busca pelo teste de dengue e pela vacina contra a doença na rede particular de saúde de Salvador, desde o crescimento de casos na Bahia.

Um levantamento feito pela TV Bahia e pelo iBahia mostra que laboratórios que ofereciam vacina contra a dengue estão sem estoque. Já os testes são achados em poucas farmácias.

Nas clínicas, as vacinas são oferecidas para pessoas de 4 a 60 anos, e cada dose chegava a custar mais de R$ 300. São necessárias duas aplicações em um período de três meses para a imunização completa.

A vacina contra a dengue é produzida por uma empresa japonesa. Segundo os laboratórios, a fabricante tem informado que a venda para a rede particular está suspensa nesse momento, para atender a rede pública de saúde.

Segundo a direção de uma das clínicas da capital, só há imunizante para completar o clico vacinal de quem já tomou a primeira dose no local.

Nas farmácias, os testes podem ser encontrados em bairros como Stella Maris, Ondina, Brotas e Itapuã, em unidades específicas.

Há três tipos de exame disponíveis no Brasil para detectar a doença: antígeno NS1, sorologia e RT-PCR. A escolha vai depender do momento da infecção e dos sintomas. O de sorologia é o teste rápido oferecido nas farmácias.

Salvador conta com 87.307 pessoas aptas para recebimento do imunizante nesta primeira fase de vacinação. O público-alvo é de crianças com idades entre 10 e 11 anos. Do total, 2.677 pessoas foram imunizadas até às 12h desta quarta (21).



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia