Mais de 3.800 pessoas estão desalojadas e seis mortes por conta das chuvas foram registrados na Bahia

Maragogipe é uma das cidades que enfrentam grande volume de chuvas – Imagem: reprodução

De acordo com o balanço mais recente da Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), um total de 3.811 pessoas foram desalojadas em todo o estado devido às intensas chuvas que assolam a região desde janeiro. Durante esse período de quase dois meses, seis indivíduos perderam a vida em decorrência dos efeitos das precipitações.

Além dos milhares de baianos desalojados, que temporariamente não podem permanecer em suas residências, outras 202 pessoas encontram-se desabrigadas após terem perdido suas casas devido a alagamentos, deslizamentos ou desabamentos.

Conforme estabelecido pelo Decreto Estadual nº 22.617, emitido em 02 de fevereiro, a Sudec identificou 21 municípios baianos em estado de emergência devido aos elevados índices pluviométricos. Dentre esses municípios, 30 já decretaram alerta de emergência. A maioria das localidades afetadas está situada na região centro-sul/sul do estado, como é o caso de Valença. Na região do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá, municípios como Mutuípe, São Miguel das Matas, Ubaíra e Maragogipe também registram pessoas desalojadas.

Na tarde desta terça-feira (20), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve o alerta laranja para a maior parte do estado, abrangendo toda a região sul, sudoeste, centro-oeste e norte da Bahia. A região norte, na divisa com o estado de Alagoas, permanece em alerta amarelo.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia