Salvador tem Dia D contra mosquito da dengue no fim de semana

Salvador tem Dia D contra dengue contra dengue no fim de semana. Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Salvador terá um Dia D de vacinação contra o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikugunya, neste fim de semana. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a programação começa no sábado (9), a partir das 8h.

Três mutirões de limpeza serão realizados simultaneamente nas regiões do Subúrbio Ferroviário, Itapuã e Cajazeiras em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb).

Veja como vai funcionar o Dia D de combate à dengue em Salvador

Os moradores dessas localidades terão a oportunidade de descartar adequadamente materiais que, devido ao seu grande volume, não podem ser recolhidos durante a coleta domiciliar e acabam servindo de reservatório para o mosquito aedes depositar seus ovos.

Itens como fogões velhos, vãos sanitários, sofás e geladeiras sem utilidade serão recolhidos ao longo do dia nos mutirões.

Simultaneamente, segundo a SMS, as equipes envolvidas na ação irão percorrer as residências conscientizando a população sobre a importância do descarte correto de resíduos.

Agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estarão nas ruas, unidades de saúde, escolas, igrejas e outros espaços para a realização de bloqueios, vistoria de depósitos elevados, como caixas d’água e calhas; aplicação de inseticida de efeito residual e utilização de UBV Pesada (carro fumacê) em pontos estratégicos.

Áreas públicas como praças, parques e jardins também serão alvo de inspeção.

Em nota, a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, convocou a todos os soteropolitanos para participar da mobilização, atuando também como agente colaborador do poder público, eliminando focos do mosquito, adotando bons hábitos e auxiliando na fiscalização da sua comunidade.

“Segundo Ministério da saúde, 80% dos focos do Aedes estão dentro das próprias residências. Temos inúmeras campanhas com orientações sobre o manuseio de possíveis depósitos para focos do mosquito, que devem colocadas em prática na própria casa, alertando ainda a vizinhança. Juntos, poderemos vencer o Aedes”.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia