Bahia enfrenta desafios na melhoria da infraestrutura de internet e ocupa a segunda posição nacional em velocidade de banda larga, aponta pesquisa

Foto: Marcelo Casal/Ag Brasil

Uma pesquisa realizada pela parceria entre os sites Melhor Plano e Minha Conexão, que analisou os dados de velocidade de conexão de internet nos estados brasileiros, mostrou que a Bahia é o estado com a segunda pior internet banda larga do país, com uma velocidade média de download de 98 Mbps, perdendo apenas para Alagoas, que tem uma velocidade média de 95 Mbps.

O Acre é o estado com melhor desempenho de velocidade de internet do Brasil, com média de 280 Mbps – 182 a mais que a Bahia.

Infraestrutura e condições climáticas da região foram os fatores que contribuíram negativamente para esse índice. “Quando a gente fala de estados que a população está mais concentrada no litoral, a gente tem esse comportamento. Existe uma dificuldade de entregar uma boa conexão nessas regiões pela infraestrutura de passagem de fio, que acaba ficando mais caro”, explica o gerente de produto dos sites originários da pesquisa, Alexandre Martins.

Esse resultado está diretamente ligado à questão socioeconômica do interior baiano – “Do ponto de vista do provedor, há a dificuldade de investir na qualidade da sua infraestrutura. Eu estou falando de provedores regionais, que atuam especificamente nessas cidades do interior”, acrescenta Martins.

O ministério da Comunicações anunciou que pretende levar internet banda larga para as escolas públicas até 2026. “Dentro do eixo da Inclusão digital e conectividade, está a ENEC, Estratégia Nacional das Escolas Conectadas, Programa que foi lançado no segundo semestre do ano passado e através disso vamos levar banda larga para 100% das escolas públicas do Brasil até o final de 2026”, afirmou o ministro Juscelino Filho (União Brasil), ao Canal Livre.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia