“É uma grande honra ter mais um grande quadro do PT da Bahia ajudando o presidente Lula.” Com essas palavras, o deputado federal Jorge Solla (PT‑BA) celebrou a nomeação do ex-prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, para o cargo de Secretário Especial de Assuntos Federativos na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União em 25 de junho de 2025.

Segundo Solla, Júlio é um dos quadros mais qualificados da sua geração. “Vocês sabem o grande trabalho que ele fez como prefeito. Ele se destacou nos últimos anos na gestão pública, foi vice-presidente da União dos Prefeitos da Bahia e agora está com a missão de coordenar a relação do governo federal com as prefeituras e com os estados”, afirmou.
A escolha de Júlio para a função é considerada estratégica dentro do governo federal, já que a Secretaria de Assuntos Federativos tem a responsabilidade de articular o diálogo entre a União, os governos estaduais e os municípios. Para o parlamentar baiano, a experiência administrativa do ex-prefeito e sua capacidade de articulação política serão fundamentais para fortalecer o pacto federativo.
Jorge Solla também destacou a trajetória de Júlio como seu ex-chefe de gabinete em Brasília. “Ele contribuiu significativamente para a construção do nosso trabalho parlamentar e tem enorme espírito público.”



