
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, receberá nesta sexta-feira (22) o título de cidadão baiano, concedido pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A entrega acontecerá às 10h, durante o III Seminário Internacional de Controle Externo, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA), no Hotel Deville Itapuã, em Salvador.
A homenagem, proposta pela deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), foi aprovada por unanimidade em 2023, quando Dino ainda ocupava o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Lula. Na justificativa, a parlamentar destacou a relevância da trajetória do magistrado no Direito e na política.
Flávio Dino foi governador do Maranhão por dois mandatos (2014-2018 e 2018-2022) e eleito senador em 2022, antes de assumir funções no Executivo federal e, posteriormente, no STF. A deputada ressaltou ainda a atuação do ministro na defesa da democracia:
“Para além de sua trajetória profissional, o Dr. Flávio Dino guarda em si um ser humano ímpar. Um democrata nato. Já como Ministro da Justiça e Segurança Pública foi compelido a passar por uma das piores agressões ao Estado Democrático de Direito, ocorrida no dia 8 de janeiro de 2023”, afirmou Fabíola Mansur.


