
O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (União Brasil), se reuniu com executivos da BYD e com o secretário do Desenvolvimento Econômico (SDE) da Bahia, Angelo Almeida, na manhã desta terça-feira (14), para tratar sobre ampliação da multinacional chinesa no estado e a interiorização desses investimentos. O objetivo, segundo o governo, é aproximar fornecedores brasileiros e internacionais da BYD, fortalecendo o processo de nacionalização da produção de autopeças na Bahia.
Mr. Tyler Li, CEO da BYD no Brasil, e o secretário Angelo Almeida, confirmaram que todo o protocolo e o projeto celebrados entre a BYD e o Governo da Bahia, incluindo a ativação e manutenção do plano de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), estão mantidos.
Além do secretário Angelo Almeida e do CEO da BYD, estiveram presentes o diretor de novos negócios da multinacional chinesa, Alexandre Liu, e o secretário de governo do município feirense, Luiz Bahia Neto.
Angelo Almeida afirmou que o canal de diálogo com a BYD é contínuo. “Além dos incentivos fiscais, concedidos pelo Governo do Estado, a SDE dá todo o apoio institucional e funciona como uma articuladora”, disse o secretário.
O secretário destacou o potencial logístico e educacional de Feira de Santana. “Continuamos trabalhando na atração do polo automotivo e Feira de Santana tem um grande potencial para receber o investimento pela sua vocação logística e econômica. Seguimos trabalhando para gerar emprego e renda conforme a orientação do nosso governador Jerônimo Rodrigues”, afirmou Angelo Almeida.
O CEO da BYD, Mr. Tyler Li, reiterou o compromisso com o estado: “Todos os investimentos que serão feitos na Bahia são graças ao suporte do governo e tudo se mantém como combinado. […] Nossa operação tem sido muito fluida e hoje viemos discutir a ampliação desse investimento no estado.”
O CEO também explicou a estratégia de P&D: “Nós fazemos investimentos muito espalhados, com pesquisa e desenvolvimento também. Temos P&D na Bahia da fábrica que estamos implantando e já temos casos de pesquisa e desenvolvimento feitos aqui há um ano já, que é um caso de sucesso. Todo o nosso plano para a Bahia não mudou”, explicou Mr. Tyler Li.


