Operação Primus desarticula grupo que adulterava combustíveis e lavava dinheiro na Bahia

Polícia Civil deflagrou a "Operação Primus" nesta quinta-feira (16) com o cumprimento de mandados na Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro; bloqueio de bens chega a R$ 6,5 bilhões.

Foto: Ascom / PCBA

A Polícia Civil (PC) deflagrou na manhã desta quinta-feira (16) uma operação contra uma rede empresarial especializada em adulteração e lavagem de dinheiro no setor de combustíveis na Bahia. De acordo com a PC, o grupo utilizava o setor de combustíveis como instrumento para ocultação patrimonial e mantinha conexões com uma organização criminosa originária de São Paulo.

Desde as primeiras horas da manhã, cerca de 170 policiais civis cumprem mandados judiciais na Bahia, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Durante as investigações, foram identificados 200 postos de combustíveis vinculados ao grupo, que é responsável por estruturar e expandir uma complexa rede empresarial destinada à adulteração e comercialização irregular de combustíveis em território baiano.

A operação, denominada “Primus”,  visa desarticular uma liderança criminosa que atua no setor de combustíveis. Policiais do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD) solicitaram ao Poder Judiciário o bloqueio de bens móveis e imóveis, além de valores dos investigados, no valor de R$ 6,5 bilhões. Esse valor, segundo a Polícia Civil, evidencia a expressiva dimensão financeira das atividades ilícitas atribuídas à organização.