Homem é preso na Bahia após divulgar fotos íntimas da ex-companheira em grupo de Whatsapp

Foto: Material cedido ao Metrópoles

Um homem investigado por promover uma campanha de terror digital e psicológico contra a ex-companheira foi preso no município de Wanderley, no oeste da Bahia, durante uma ação conjunta da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), da Polícia Civil da Bahia (PCBA) e da Polícia Militar da Bahia (PMBA). A prisão ocorreu na sexta-feira (30) e teve como alvo Willian Martins dos Santos, de 34 anos.

Segundo a 27ª Delegacia de Polícia do Recanto das Emas, no Distrito Federal, o suspeito foi preso por descumprimento de medida protetiva de urgência prevista na Lei Maria da Penha e pela divulgação de conteúdo íntimo da ex-companheira sem autorização. A investigação aponta que ele utilizou ferramentas digitais para constranger, ameaçar e humilhar a vítima.

As apurações tiveram início após uma corretora de imóveis de 32 anos registrar um boletim de ocorrência no dia 27 de janeiro. Conforme o relato, após o fim do relacionamento, o investigado não aceitou a separação e passou a perseguir a mulher, além de fazer ameaças, inclusive com o uso de arma de fogo.

Na sequência, conforme a polícia, o homem intensificou os ataques ao criar grupos no WhatsApp com dezenas de pessoas da cidade, incluindo familiares da vítima, para divulgar fotos íntimas dela. Diante da gravidade da situação, a mulher deixou a Bahia em dezembro de 2025 e buscou refúgio em Brasília.

Segundo informações do site Metrópoles, mesmo após a mudança, as ameaças continuaram por meio das redes sociais, o que levou a vítima a procurar a Polícia Civil do Distrito Federal. A partir disso, as forças de segurança intensificaram o monitoramento e a troca de informações entre os estados.

A prisão foi realizada por equipes da RONDESP Oeste, da PMBA, com apoio do GATTI Oeste e do Núcleo de Inteligência da 11ª Coorpin da Polícia Civil da Bahia, seguindo a coordenação da inteligência da 27ª DP do DF. O investigado permanece à disposição da Justiça.