Celular Seguro atinge marca de um milhão de usuários cadastrados

Celular Seguro atingiu a marca de um milhão de cadastrados nesta segunda-feira – Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O programa Celular Seguro atingiu a marca de um milhão de cadastrados nesta segunda-feira. Além disso, já foram bloqueados 7 mil aparelhos que foram furtados ou roubados no país, a maioria em São Paulo, com 1.795 aparelhos bloqueados. Logo atrás, vem o Rio de Janeiro com 846 celulares colocados fora de funcionamento. Os bloqueios começaram a menos de duas semanas.

Segundo balanço divulgado pelo Ministério da Justiça, até agora, já foram cadastrados na plataforma 750 mil linhas de celulares e 692.571 pessoas de confiança.

Através do aplicativo ou site Celular Seguro, qualquer pessoa pode cadastrar o modelo e a marca do telefone e registrar ocorrência, em caso de roubo ou furto. Casos de aparelhos perdidos também podem ser registrados. A medida funciona como um “botão de segurança” e, após o roubo, o Ministério da Justiça promete bloquear contas vinculadas aquele aparelho, principalmente as bancárias, em até dez minutos.

As negociações com as empresas de telefonia também estão avançadas e elas prometem bloquear também as linhas telefônicas, inclusive envio de SMS. A expectativa é que isso ocorra a partir de fevereiro.

Em 2022, quase um milhão de celulares foram furtados ou roubados em todo o país, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia