“Não podemos vetar o acesso de qualquer ser humano à família”, diz Rui Costa sobre “saidinha” de presos

Ministro Rui Costa da Casa Civil / Foto: Sérgio Lima

Nesta quarta-feira (17), o ministro-chefe da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa, opinou sobre a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de vetar um trecho do Projeto de Lei da “Saidinha” que impedia os impedia os presos de visitarem suas famílias.

“Quero dizer que o presidente Lula sancionou a essência do projeto, que foi tornar mais rígida a liberação de presos em momentos ao longo do ano”, disse o ministro.

“Se tem algo que no mundo inteiro supera o ódio, o desejo do crime, é o laço familiar. Você impedir o contato familiar de quem está preso por um crime, você não está ajudante a pacificar os presídios nem a sociedade. A família, acima de tudo, ajuda a reduzir a criminalidade. Não podemos vetar o acesso de qualquer ser humano à família”, argumentou Rui Costa, em entrevista à CNN.

Em 20 de março, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que limita a “saidinha” de presos. Embora a proposta já tivesse sido aprovada pelos deputados em outubro do ano passado, ao chegar no Senado, o texto sofreu alterações e, por esse motivo, precisou retornar à Câmara para ser reavaliado.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia