Flávio Bolsonaro pede aos EUA suspensão de tarifa para evitar “vitória política” de Lula

Foto: Reprodução

O senador Flávio Bolsonaro enviou um documento ao Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos pedindo a suspensão da sobretaxa de 25% sobre bens brasileiros proposta pelo governo norte-americano. Segundo o parlamentar, a confirmação da medida daria uma “vitória política” ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e poderia fortalecê-lo eleitoralmente.

De acordo com o documento de 19 páginas, encaminhado nesta quinta-feira (2), Flávio Bolsonaro argumenta que a pressão tarifária dos Estados Unidos tem ampliado a vantagem de Lula em cenários de primeiro e segundo turno. Para sustentar a avaliação, o senador cita pesquisas de opinião sobre o cenário político brasileiro.

A proposta de impor uma tarifa adicional de 25% sobre produtos brasileiros foi apresentada pelo governo do presidente Donald Trump no início deste mês, após a conclusão de uma investigação comercial iniciada em julho de 2025.

Flávio Bolsonaro está inscrito para participar de uma audiência pública sobre o processo no próximo dia 7 de julho, em Washington, onde deverá apresentar seus argumentos sobre os impactos da medida para o Brasil e para o cenário político nacional.

Enquanto isso, o presidente Lula tem utilizado o tema para reforçar o discurso em defesa da soberania nacional, mencionando, entre outros pontos, a defesa do Pix, citado pelo governo brasileiro como um dos alvos das investigações conduzidas pelos Estados Unidos.