Feira de Santana tem réplica de meteorito de Bendengó que resistiu a incêndio no Museu Nacional

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O meteorito Bendegó foi uma das poucas peças de todo o acervo que resistiu às chamas que atingiram o Museu Nacional na noite do último domingo (2). A pedra, que pesa 5,6 toneladas, foi achada em 1784 em Monte Santo, na Bahia, e levada para o Rio de Janeiro.

Feira de Santana é uma das quatro cidades do mundo que possui uma réplica do meteorito. Ela está no Observatório Astronômico Antares, no bairro Jardim Cruzeiro. As outras três réplicas estão em museus de Salvador (BA), Monte Santo (BA) e Paris, na França.

De acordo com o Astrofísico da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), professor Marildo Geraldête Pereira, a réplica que se encontra Observatório Astronômico Antares desde o ano 2000 é praticamente idêntica ao meteorito original com as dimensões e formas praticamente iguais.

O professor lamentou a grande perda do acervo do Museu Nacional, mas afirmou estar feliz em saber que o meteorito não foi afetado. Segundo ele, era de se esperar que o meteorito resistisse as chamas, já que é um objeto metálico.

“É um sentimento de luto e não é apenas uma perda para a história do país, é uma perda pra história da humanidade. Não tinha apenas peças referentes ao Brasil, mas peças oriundas do Egito e de outros locais do mundo. Mas fiquei feliz em saber que o meteorito Bendegó resistiu”, disse.

Pesquisas científicas

O professor Marildo Pereira explicou que o meteorito Bendegó original não ficou na Bahia por motivos científicos, já que a maior parte das equipes que fazem as pesquisas se encontra no Rio de janeiro. “Ele foi levado para o Museu Nacional para ser estudado. Uma parte dele foi removida para ser levada para França, onde foram feitos estudos mais profundos”, informou.

Como nasce o meteorito 

De acordo com o professor, esse tipo de meteorito é produzido durante a explosão de uma estrela que é chamada de supernova. Ele explica que esses objetos são feitos de ferro e níquel e após a explosão da estrela, eles vagam pelo meio interestelar e depois da formação do sistema solar, atingem a terra.
Como visitar o Antares

Além da réplica do meteorito Bendegó, no Observatório Antares há outras opções de visitação. “Temos o parque tecnológico com réplicas da conquista do espaço, temos um parque de dinossauros que são exemplares oriundos do Brasil, temos um pequeno planetário e uma parte dedicada a biologia”, informou o astrofísico da Uefs.

A visitação ao Observatório Antares é feita de segunda a sexta-feira e pode ser agendada através do telefone (75) 3625-1921.

 

*Acorda Cidade



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia