São Miguel das Matas: Moradores relatam explosão misteriosa que teria causado tremor de terra; Entenda

 

Moradores da cidade de São Miguel das Matas, afirmam ter ouvido um barulho curioso na noite desta quarta-feira, 24. Segundo relatos, o som semelhante a uma explosão teria causado um tremor de terra por cerca de três segundos. Alguns moradores afirmam ter confundido com um trovão. Em meio a diversas especulações, ainda não se sabe ao certo o que teria causado o abalo.

Uma matéria publicada pelo portal UOL afirma que por muito tempo acreditou-se que o Brasil estivesse a salvo dos terremotos por não estar sobre as bordas das placas tectônicas – o movimento dessas placas estão entre as principais causas dos terremotos. No entanto, sabe-se que os tremores podem ocorrer inclusive nas regiões denominadas “intraplacas”, como é o caso brasileiro, situado no interior da Placa Sul-Americana. Nessas regiões, os tremores são mais suaves, menos intensos e e dificilmente atingem 4,5 graus de magnitude.

Embora a sismicidade ou atividade sísmica brasileira seja menos freqüente e bem menos intensa, não deixa de ser significativa e nem deve ser desprezada.

 

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia