Laudo descarta risco de explosão onde água fervente ‘brotava’ de buraco dentro de casa em Feira de Santana

Laudo descarta risco de explosão onde água fervente 'brotava' de buraco dentro de casa em Feira de Santana

O laudo técnico sobre o buraco onde “brotava” água fervente dentro de uma casa na cidade de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, descartou risco de explosão e desabamento. O imóvel da dona de casa Roseane Conceição, que fica na Rua Alcides Fraga, no bairro Queimadinha, apresentou superaquecimento em alguns cômodos, em outubro.

Conforme o laudo divulgado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), o problema foi causado devido a construção da casa ter sido feita em área de alagamento da Lagoa do Prato Raso, onde há grande quantidade de matéria orgânica. “Esse é ambiente favorável para a formação de turfas”, disse em nota o chefe do Departamento de Educação Ambiental, João Dias.

A turfa em estágio de decomposição, segundo o laudo, libera energia em forma de calor. “Em virtude de a reação ser anaeróbica, ou seja, ocorre na ausência de oxigênio, gera metano”. Este é um gás incolor, inodoro e inflamável.

Ainda de acordo com o laudo, as rachaduras no imóvel também não apresentam risco, uma vez que começaram na parte superior das paredes.

A avaliação foi feita por técnicos da prefeitura com especialistas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O laudo foi apresentado na última sexta-feira (27).

*G1