Homem denuncia ataques homofóbicos e ameaça de segurança do Shopping Barra em Salvador

 

 

Foto: Divulgação

Através do Instagram, um homem denunciou um caso de homofobia que teria sofrido no último sábado (12), no Shopping Barra, por um segurança de uma terceirizada contratada pelo empreendimento.

Jeferson Campos, 24, fez a denúncia em sua conta oficial e conta que o caso aconteceu dentro de um banheiro do shopping. Após acompanhar uma discussão de cunho discriminatório entre dois homens, ele interveio e argumentou que a temática era preconceituosa. Por conta disto, ele foi ameaçado por um deles, que é funcionário do shopping.

Segundo a vítima, um dos homens usava fardamento do Grupo MAP, empresa que terceiriza serviços para o empreendimento. “Eu, enquanto gay, me identifiquei como tal e perguntei a ele qual era o problema dos homens “darem a bunda” e o que ele tinha a ver com isso. Disse que ele estava me ofendendo e ofendendo pessoas semelhantes a mim, e que homofobia era crime”, escreveu.

Ele disse que, depois da ameaça, procurou a administração do shopping. Em resposta, ouviu que “poderia ter evitado isso”. “Procurei a administração do Shopping Barra, conversei com o coordenador da segurança e ele me disse que eu poderia ter evitado isso. Usou como exemplo o fato de sermos negros e de sofrermos racismo. Ele disse que se escutar alguém dizer que não gosta de preto, que escutaria e iria embora, tentando colocar pano quente na situação. Imaginem. Naturalizando o racismo e a homofobia. Então os homossexuais que foram assassinados poderiam ter evitado? Nos vários casos de feminicídio, as mulheres vítimas poderiam ter evitado? A postura desse senhor só reforça a cultura de sempre culparem a vitima”, denunciou.

Jeferson disse que, na discussão dentro do banheiro, os homens chamava os gays de “viados da desgraça” e que estava “sobrando mulher porque os homens estavam “tudo dando a bunda”.

Em nota, o Shopping Barra pediu desculpa pelo ocorrido e afirmou que “repudia qualquer forma de preconceito ou discriminação”. “Diariamente reforçamos esse posicionamento com nossos colaboradores e terceirizados. Essa situação narrada não reflete o pensamento do Shopping Barra e por isso pedimos desculpas” disse.

O empreendimento, no entanto, não especificou se haveria algum tipo de punição ao funcionário, que também não teve o nome divulgado.

Em junho do ano passado, a homofobia foi criminalizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O crime foi enquadrado na Lei de Racismo (7716/89), que hoje prevê crimes de discriminação ou preconceito por “raça, cor, etnia, religião e procedência nacional”.

O racismo é um crime inafiançável e imprescritível segundo o texto constitucional e pode ser punido com um a cinco anos de prisão e, em alguns casos, multa.

Fonte BN



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia