Caetité: médica plantonista testa positivo para Covid-19

O primeiro caso do novo Coronavírus foi confirmado no início da tarde desta terça-feira (31), em Caetité. Segundo a Prefeitura do município, a pessoa infectada é uma médica plantonista da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Em nota, a prefeitura informou que a profissional de saúde realizou plantão médico nos dias 20 e 21 de março, tento apresentado os sintomas da doença no dia 23. Segundo apurado pela Agência Sertão, a médica reside em Brumando, onde foi confirmado um caso na semana passada.

Por essa razão, profissionais que tiveram contato com a médica estão sendo monitorados e as instalações da UPA estão sendo sanitizadas. Ainda de acordo com a nota, os pacientes atendidos pela médicas estão sendo identificados e monitorados.

A prefeitura não informou a idade nem o estado de saúde da médica. Este é o primeiro caso de Covid-19 registrado na Região de Guanambi.

Confira nota na íntegra:

A médica realizou plantão médico na UPA de Caetité do dia 20 para 21 de março e a manifestação de sintomas ocorreu no dia 23.

Diante do fato a Secretaria Municipal de Saúde está adotando as medidas emergenciais necessárias, tais como: higienização sanitária da UPA; monitoramento dos funcionários da Unidade de Pronto Atendimento; identificação e monitoramento dos pacientes atendidos pela médica, dentre outros.

As pessoas que foram atendidas pela médica, bem como todas as pessoas atendidas do dia 20 para o dia 21 de março, devem permanecer em isolamento e entrar em contato com a Central de Atendimento Covid-19 imediatamente para que sejam monitoradas e recebam as informações necessárias. Os números para contato são: (77) 99213-3442, 99951-8012, 99864-0707 e 99840-1800.

A Secretaria solicita a população para somente procurar a UPA em situação de urgência e/ou emergência médica a fim de evitar aglomerações e sobrecarga do sistema.

Reitera-se a importância do isolamento social para conter a proliferação do vírus, e a Prefeitura está adotando todas as medidas recomendadas pelas autoridades em saúde para enfrentamento da crise. Desse modo, é necessário que sejamos mais rígidos ainda com as medidas de contenção da Covid-19.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia