Começa nesta quinta-feira (25) a testagem da COVID-19 na rede estadual de ensino de Ipiaú, Itajuípe e Uruçuca

Os estudantes, professores e funcionários da rede estadual de ensino dos municípios de Ipiaú, Itajuípe e Uruçuca passarão, a partir desta quinta-feira (25), pela aplicação de testes rápidos do Coronavírus (COVID-19). Para a ação, estão sendo realizados, nesta quarta-feira (24),  vários procedimentos nas escolas, como treinamento da equipe técnica e desinfecção dos espaços. O objetivo é garantir a segurança e a integridade da saúde das equipes envolvidas e o atendimento a mais de 4.600 pessoas.

A aplicação dos testes será realizada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com Secretaria da Saúde do Estado (SESAB) e as prefeituras, por meio das secretarias municipais de Saúde, com envolvimento dos Núcleos Territorias de Educação (NTE) e gestores escolares, além do apoio da Polícia Militar e dos meios de Comunicação. Nas escolas serão respeitados os protocolos de saúde, com a disponibilização de álcool em gel, espaços higienizados e pias com sabão, além do distanciamento recomendado na espera e durante o atendimento.

“Foi feita uma articulação de colaboração com os municípios para que pudéssemos atender aos estudantes, professores e funcionários das escolas estaduais. Promovemos toda a mobilização da comunidade escolar e as secretarias municipais estão à frente das estratégias de saúde, na realização e avaliação dos testes, além do acompanhamento dos casos positivos. Estes serão monitorados para ver a necessidade de tratamento em casa ou hospital e as famílias terão a mesma assistência”, ressaltou o coordenador de articulação de Projetos para a Educação da SEC, Hélder Amorim.

O diretor do Colégio Estadual de Ipiaú, no município de Ipiaú, José Carlos Ribeiro,  ressaltou a preparação para atender os estudantes. “Aproveitamos, hoje, para realizar logo os testes nos professores e funcionários que irão dar apoio técnico. Amanhã faremos os atendimentos em salas de aula, respeitando o distanciamento e os protocolos de saúde. Teremos salas de espera e de acolhimento para os casos positivos, onde os infectados receberão as primeiras orientações da equipe de Saúde, que também entrará em contato com a família”, disse.

No Colégio Polivalente de Itajuípe, no município de Itajuípe, onde também será atendida a comunidade escolar do Colégio Estadual Luiz Viana, os testes serão realizados no pátio da escola, seguindo o distanciamento escolar. “Estamos utilizando o mesmo procedimento na entrega dos cartões-alimentação que foi um sucesso. Não houve fila, conseguimos organizar para que todos fossem atendidos com segurança. Hoje, finalizamos os formulários, mas o colégio já se encontra preparado para receber os estudantes”, explicou a diretora Soely Carvalho.

No distrito de Serra Grande, em Uruçuca, o Colégio Estadual também está preparado para receber os estudantes. “Pelo número mais reduzido de estudantes, os testes serão feitos na sexta-feira. Além disso, fizemos o contato direto para garantir a participação de todos. As três salas da unidade serão utilizadas para a testagem. Primeiro os professores e funcionários e os estudantes em seguida. Estamos preparados com treinamento e orientações de saúde”, afirmou a diretora Aparecida Freire.

De acordo com a programação (veja tabela abaixo), as aplicações também ocorrem nas seguintes unidades de ensino da rede estadual: Colégio Complexo Integrado de Educação e Centro de Apoio Pedagógico (CAP), em Ipiaú; e no Colégio Estadual Carneiro Ribeiro, em Uruçuca. Além disso, haverá busca ativa na zona rural dos municípios, como por exemplo Córrego das Pedras, em Ipiaú.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia