Cartórios oferecem serviço online para registro de imóveis em Salvador; entenda como funciona

 

Se a compra de imóveis à venda em Salvador envolve uma série de documentos, registrá-los pode ser uma tarefa e tanto, dadas às circunstâncias. Além disso, quem está disposto a comprar apartamento ou procurando casas para investir precisa ter em mente que as despesas cartoriais podem não ser tão baratas assim, visto que estes documentos são fundamentais para que seja possível fechar negócio de forma segura e tranquila.

E para que tudo ocorra na mais perfeita harmonia, mesmo em tempos caóticos, os cartórios estão oferecendo uma modalidade diferente de atendimento, para todos possam ficar seguros, sem correr nenhum risco de saúde com filas e aglomerações, é o serviço de cartório online, onde é possível não apenas fazer registo de imóveis, mas ter acesso à outros tipos de serviços que você confere à seguir, neste artigo.

PORTAL DE INTEGRAÇÃO: Se você está às vésperas de comprar apartamento, saiba que você pode fazer a verificação do histórico de imóveis, bem como todas as suas pendências contratuais e jurídicas através do Portal de Integração dos Registradores de Imóveis do Brasil – registradoresbr.com.br -, portando apenas o CPF ou CNPJ do proprietário em questão. Esta base de dados é colaborativa, e reúne dados de todos os cartórios do país. Por ela, é possível visualizar qualquer matrícula imobiliária para que seja possível realizar uma busca pelos dados de casas e apartamentos, bem como de seus respetivos proprietários.

ESCRITURAS PÚBLICAS: Da mesma forma, pela internet, também pode se emitir Registros de Imóveis, isso mesmo. Você não leu errado. Por meio de arquivos de traslados, certidões de escritura pública e instrumentos particulares com força de escritura pública ou averbação de cancelamento de hipoteca/ alienação fiduciária, além de poder solicitar a emissão da certidão de matrícula de casas e apartamentos e registros de pacto antinupcial, emitidas de maneira eletrônica.

Estes documentos, terão validade jurídica igual àqueles emitidos em cartórios, de forma tradicional – em papel – valendo como lavratura de escrituras públicas, por exemplo, ou documentos públicos/ particulares e contrato de financiamento imobiliário.

OUTROS BENEFÍCIOS CARTORIAIS ONLINE: Além de documentos tradicionais para aqueles que estão buscando comprar apartamento em Salvador  ou imóveis comerciais, os cartórios também oferecem alguns outros tipos de serviços online que podem ser solicitados via internet.

  • RESTABELECIMENTO DE CRÉDITOS: Através do website da central de protestos, a CENPROT, também é possível checar a veracidade do próprio instrumento de protesto, por meio de uma consulta digital onde informa a chave de acesso que consta na versão impressa do documento. O usuário pode ainda consultar títulos de imóveis e outros bens protestados em seu documento e verificar quais já podem ser cancelados. O credor também poderá confirmar de maneira online o cancelamento do protesto, se assim preferir. Basta informar ao cartório responsável que o devedor em questão, quitou sua dívida, e que o protesto poderá ser cancelado, de acordo com pagamento das despesas do cartório, recuperando automaticamente seus créditos. Desta forma, a resolução de possíveis problemas com casas, apartamentos e outros imóveis pode ser resolvida de maneira prática e eficaz, trazendo a regularização nominal dos envolvidos no problema.

 

  • CERTIDÕES: Não é só para quem busca comprar apartamento que as facilidades cartoriais estão disponíveis, mas para aqueles que estão precisando emitir a 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, também podem recorrer ao site do Registro Civil. Outra facilidade disponível a todos, e não apenas aos compradores de casas e imóveis em geral, é a coleta de assinaturas com certificado digital por meio do site da RTD Brasil, que ainda oferece a emissão e registro digital de arquivos, notificações extrajudiciais e consulta de validade registros e certidões.

 

NÃO PODEMOS NEGAR: Com a pandemia a digitalização de alguns serviços, que antes eram apenas presenciais, trouxe mais comodidade e segurança a todos. Comprar apartamento, solicitar certidões de casas em Salvador ou verificar histórico de imóveis pode ser mais rápido e ainda mais prático. E se você quiser saber mais sobre os benefícios da tecnologia e as comodidades que o mercado imobiliário vem desenvolvendo ao longo deste período, não deixe de seguir nossos perfis nas redes sociais e ficar por dentro.

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia