Ilhéus: Nova mancha de óleo surge em praia; 500 kg do material são recolhidos

Cerca de 500 kg de um material ainda não identificado foi recolhido em uma praia da cidade de Ilhéus, sul da Bahia, na sexta-feira (7), de acordo com nota da Marinha, por meio da Capitania dos Portos da Bahia. A prefeitura de Ilhéus informou que a mancha conta “com características diferentes do material que vazou e atingiu vasta parte do litoral brasileiro no ano passado”.

“Esse óleo não parece ser igual ao que vazou no ano passado. Já realizamos a limpeza e aguardamos o resultado da análise para saber de que material se trata”, afirmou o secretário do Meio Ambiente de Ilhéus, Mozart Aragão, no comunicado.

Ainda segundo a prefeitura da cidade, a limpeza foi feita com ajuda da Marinha e do Corpo de Bombeiros Militar. Conforme a nota da Marinha, mesmo com as diferenças encontradas em relação aos resíduos decorrentes do derramamento que atingiu o litoral do país em 2019, uma amostra do material recolhido foi encaminhada para análise do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, no Rio de Janeiro.

A Marinha também informa que mantém contínuo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Agência Nacional de Petróleo (ANP), além de monitorar a situação em conjunto com os órgãos locais de meio ambiente.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia