MP da Bahia promove visitas virtuais a museus da Bahia, RJ e Portugal

Em celebração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) irá promover, no dia 17 de agosto, visitação virtual a três espaços de memória ligados à identidade brasileira. A Instituição disponibilizará em seu site oficial (www.mpba.mp.br)  links para um tour pelo Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM- Bahia), o Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro) e o Museu Nacional do Azulejo de Portugal (Lisboa).

A iniciativa é do Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico Cultural do MPBA (Nudephac), que realiza a VII Semana do Patrimônio Cultural como homenagem ao Dia Nacional, instituído pelo Decreto-Lei no. 25/1937.

À frente do projeto, o promotor de Justiça Edvaldo Vivas afirma que os espaços foram cuidadosamente selecionados. “Eles são capazes de proporcionar experiências de aprendizado e conscientização da relevância e necessidade de preservação dos bens culturais portadores de significado histórico e cultural”, frisa Edvaldo. Ele destaca o fato de que, com o isolamento social, os equipamentos culturais deixaram de ser utilizados pela população e vários eventos importantes foram cancelados, “mas precisamos chamar a atenção para a existência de novas ferramentas de acessibilidade aos bens culturais, como as visitas virtuais a museus”.

Há sete anos o Ministério Público da Bahia realiza a Semana do Patrimônio Cultural e já promoveu visitas presenciais a diversos equipamentos na capital e interior do estado. Em 2019, por exemplo, membros e servidores do MPBA visitaram o Parque São Bartolomeu e a Pedra de Xangô, considerados importantes símbolos de resistência e lugar sagrado pelos representantes das religiões de matriz africana.

O Nudephac foi criado em 2009 e tem o objetivo de promover a proteção dos bens e direitos de valor histórico, artístico, estético, turístico, cultural e paisagístico do estado da Bahia, através de ações de articulação entre as Promotorias de Meio Ambiente do interior e capital, e a integração do MPBA com instituições e a sociedade de forma a estimular a participação na proteção e conservação dos bens patrimoniais materiais e imateriais. Correio



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia