Preço da Hora Bahia já tem 4,5 mil usuários em Santo Antônio de Jesus

Com 283,8 mil usuários conquistados em quatro meses, o aplicativo Preço da Hora Bahia, que permite ao consumidor baiano pesquisar preços de todos os mais de meio milhão de produtos comercializados em todo o estado com base nas informações das notas fiscais eletrônicas armazenadas na Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), registra em Santo Antônio de Jesus 4,5 mil adesões, o sexto maior número no interior do Estado.

O app segue sendo mais utilizado em Salvador e nas grandes cidades do estado, mas agora as maiores taxas de crescimento têm ocorrido em municípios de médio e pequeno porte. As cinco maiores taxas na última semana ocorreram em Itaberaba (4%), Santo Estêvão (3,6%), Queimadas (3,3%), Dias d’Ávila (3,2%) e Valença (2,8%).

No momento, 20 municípios respondem por 90% dos usuários do aplicativo, disponível nas lojas virtuais para celulares equipados com sistemas Android e iOS e ainda no site precodahora.ba.gov.br. A capital tem mais da metade do total de usuários: 157,8 mil, mas o interior avança e já soma 126 mil. Depois de Salvador está Feira de Santana, com 20,5 mil usuários, seguido por Lauro de Freitas (13,5 mil). Na sequência vêm Camaçari (10,4 mil), Vitória da Conquista (5,9 mil), Itabuna (5,1 mil), Santo Antônio de Jesus, Ilhéus (4,1 mil), Alagoinhas (3,9 mil) e Jequié (2,9 mil).

O ranking traz ainda Porto Seguro (2,9 mil), Teixeira de Freitas (2,8 mil), Simões Filho (2,7 mil), Barreiras (2,6 mil), Cruz das Almas (2,4 mil), Candeias (2,2 mil), Dias d’Ávila (2 mil), Paulo Afonso (1,9 mil), Eunápolis (1,6 mil) e Juazeiro (1,5 mil). “O Preço da Hora Bahia traz os preços de produtos comercializados em cada um dos 417 municípios, sem exceção, por isso é uma ferramenta útil para todos os baianos e como tal precisa chegar ao máximo possível de usuários”, afirma o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório.

Usuários elogiam

O aplicativo toma por base as informações extraídas das mais de 3,2 milhões de notas fiscais eletrônicas processadas diariamente pela Sefaz-Ba. O usuário pode ver ainda na tela do app o dia e a hora de realização da última venda da mercadoria, além de telefone e rota para se chegar ao estabelecimento onde ela está à venda. É possível também acessar um gráfico com o histórico de preços do produto e cotar rapidamente listas de até 40 itens, obtendo os cinco melhores preços na cidade.

“As pessoas só precisam baixar e experimentar para conferir as vantagens do aplicativo”, resume o diretor de Produção de Informações da Sefaz-Ba, Jadson Bitencourt. Ele faz um apelo ao consumidor residente no interior baiano: “Se a sua cidade ainda não usa o Preço da Hora, vocês estão perdendo uma grande oportunidade de economizar. Seja o primeiro e baixe agora o Preço da Hora Bahia”.

A novidade tem dado o que falar nas redes sociais e nas caixas de comentários da Apple Store e do Google Play, bem como nas mensagens enviadas à Sefaz diretamente do aplicativo, onde já foram registradas mais de duas mil e quinhentas manifestações, a maioria em tom de aprovação. A usuária Karen Baracho lembrou que, neste momento de pandemia do novo coronavírus, o app “ajudou bastante” a saber em qual local comprar. “Excelente”, afirmou. Já sandjsilva comentou: “App indispensável para deixar ciente dos preços cobrados em diferentes setores. Muito bom”.

João Luiz Almeida Carletti foi na mesma linha: “Excelente app, gostei, agora tenho opções para escolher o melhor preço. Ótimo”. Outro usuário, Prócoro Silva, relacionou o app ao exercício da cidadania: “Esse aplicativo representa muito bem o cidadão baiano”. O Preço da Hora Bahia é um “serviço essencial” para Janilton Brt, e, para Nilton Oliveira, “Bom…e prático”. Mais emocional, Jaiane Orrico mostrou-se entusiasmada: “Amei! Era o que eu precisava”.

Entre as reações de usuários, a equipe do Preço da Hora Bahia registra até um vídeo anônimo que circula no WhatsApp de forma viral, recomendando o uso do aplicativo. Nele, um usuário mostra a ferramenta que acabou de baixar e ilustra com exemplos práticos como é a utilização do Preço da Hora Bahia.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia