Novo tremor é sentido na Cidade de São Miguel das Matas; mais de 160 foram registrados

Um novo tremor de terra, de magnitude 1.3 foi registrado na localidade de Boa Vista, Zona rural da cidade de São Miguel das Matas nesta sexta-feira (25). De acordo com informações da Defesa Civil do Estado da Bahia, desde o dia 30 de agosto, quando mais de 43 municípios registraram abalos sísmicos, a localidade já acumula mais de 160 tremores.

Nove sismógrafos foram instalados na região de Amargosa, Elísio Medrado, São Miguel das Matas e Laje, municípios considerados epicentros dos abalos, segundo a Sudec.

De acordo com o mestre em geologia Henrique Assumpção, os abalos sísmicos ocorreram por conta da interferência humana em locais que antes eram ocupados apenas pela natureza, como o crescimento das cidades e a utilização de poços artesianos.

As cidades estão crescendo e a identificação de tremores vai aumentando. As pessoas estão ocupando espaços que os tremores já acontecia. A própria população também pode dar essa consequência dos tremores”, pontua o geólogo.

Nesta sexta o governo do Estado homologou situação de emergência para o município. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). De acordo com DOE, a medida foi tomada considerando os danos decorrentes de tremor de terra que afetou as atividades econômicas e atingiu a população da cidade.

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia