Voltar com 100% da frota de ônibus ‘é impossível’, afirma ACM Neto

O prefeito ACM Neto afirmou que é “impossível” cumprir a recomendação do Ministério Público (MP-BA) para retomar o funcionamento de 100% da frota de ônibus em Salvador. Ele chamou a conta de “impagável” e diz que isso deixaria outras áreas desassistidas. “Não tem milagre”.

“Ou a prefeitura vai ter que botar mais dinheiro do que já vai colocar e aí vai faltar dinheiro para saúde, vai faltar dinheiro para a manutenção da cidade, para limpeza… Ou  nós vamos transferir para a tarifa e aí quem paga a conta é o cidadão”, disse Neto, que falou durante inauguração de obras da Lagoa dos Pássaros, no Stiep, na manhã desta sexta-feira (18).

Segundo Neto, a frota tem rodado com 80% dos veículos, transportando 54% dos passageiros que eram levados em comparativo com período anterior à pandemia. Ele lembrou que a prefeitura assumiu o comando de uma concessionária que quebrou acordo.

“Quem é que vai pagar essa conta? A prefeitura. Estou em negociação, fechando números. Mas os números iniciais apontam uma necessidade, vou dizer um número que não tá fechado, mais ou menos R$ 30 milhões que a prefeitura vai ter que aportar no sistema em duas bacias. Porque a terceira nós estamos bancando, comprando óleo diesel, pagando rodoviário, para não ter demissão e paralisação… Mais do que isso é impossível”, disse.

Ele afirmou que a Secretaria de Mobilidade (Semob) tem observado os horários de pico e linhas mais cheias para aumentar a oferta nestas especificamente. “Mas é impossível agora rodar com 100%”, reforçou. “Imagino que o Ministério Público não deseje que o cidadão venha a pagar R$ 5 no ônibus. Porque até o dia 31 de dezembro, enquanto eu for prefeito, não vou permitir que isso aconteça”, disse Neto.

O prefeito voltou a repetir que o transporte público é a “maior dor de cabeça” de Salvador hoje em dia. “A prefeitura está gastando dinheiro para impedir que a prefeitura pague”, afirmou. “O sistema começou a se equilibrar e aí veio a pandemia. Lascou tudo”, disse, afirmando que se trata de um fenômeno nacional.

No início do mês, o prefeito já havia falado do assunto, citando seu envolvimento, através da Frente Nacional dos Prefeitos, na negociação para que o governo federal injetasse auxílio para o município para o setor do transporte. “Mobilizei prefeitos do Brasil, consegui de alguma forma interlocução com o governo federal, chamar atenção para necessidade desse socorro, o governo fez até a MP, mas a Câmara dos Deputados inviabilizou o texto. O projeto final aprovado pela Câmara foi horrível”, disse na ocasião, se referindo à Medida Provisória 938.

Por conta disso, Neto esteve em Brasília para se encontrar com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para entregar um documento com sugestões de alteraçãoes à MP para que ela “tenha efetividade e possam vir recursos para Salvador”. “Esse periodo de pandemia gerou um desequilibrio grande nos sistemas. A prefeitura vai ter que aportar recurso”, disse Neto. “Uma parte vamos ter que pagar para o sistema não quebrar e parar”, afirmou.

Retomada
Para o MP-BA, com a retomada das atividades, é preciso que a oferta de ônibus seja maior para evitar aglomerações. “É necessário o estabelecimento de medidas efetivas que evitem a ocorrência de aglomerações nos terminais de ônibus e dentro dos veículos que compõem o sistema de transporte coletivo em Salvador”, destacaram os promotores de Justiça Adriano Assis e Rita Tourinho, autores da recomendação.

Assis e Tourinho complementaram que, diante da ativação gradual da terceira fase de retomada econômica no município, com a publicação do Decreto nº 32.769 (que autorizou o funcionamento e definiu o protocolo para as atividades dos clubes sociais, recreativos e esportivos), “tornou-se imprescindível a readequação da frota de ônibus”.

Fonte: Correio



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia