Alagoinhas: Ocupação de UTIs de hospital chega a 100%; unidade atende 33 municípios

Foto: Reprodução / G1

O Hospital Regional Dantas Bião em Alagoinhas, no Agreste baiano, opera na manhã desta quarta-feira (17) com 100% da capacidade dos leitos de UTI adulto. Não há mais vaga entre os oito disponíveis para quem precisa de cuidados intensivos em decorrência da Covid-19. O Dantas Bião é o único hospital com leitos de UTI na região Nordeste do estado, que compreende 33 municípios, conforme divisão feita pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Fazem parte da região municípios como Catu, Ribeira do Pombal, Rio Real, Inhambupe, Cícero Dantas, Esplanada, Entre Rios, Cipó, Coronel João Sá, entre outras cidades. Quando um morador desses municípios precisa ser deslocado para uma unidade pública que tenha UTI, a primeira alternativa é o Hospital Regional Dantas Bião. Em relação aos leitos clínicos, a situação não é diferente. Nove dos oito leitos estão com pacientes, taxa de 89%.

Com Alagoinhas na frente em número de casos confirmados e mortes pela doença, 9.495 e 162 respectivamente, a região Nordeste acumula 32.138 casos de Covid-19 com 495 mortes causadas pelo novo coronavírus.

*BN