Cruz das Almas fica em segundo lugar no ranking de geração de empregos do Recôncavo no primeiro semestre

Cruz das Almas fica em segundo lugar no ranking de geração de empregos do Recôncavo no primeiro semestre
Imagem: Divulgação

Com o saldo de 459 novos postos de trabalho, Cruz das Almas conseguiu terminar o primeiro semestre de 2021 com o segundo melhor resultado na geração de empregos entre as cidades do Recôncavo baiano. Em comparação com o mesmo período de 2019, último ano antes da pandemia, o crescimento foi de quase 400%.

Nos seis primeiros meses deste ano, o Município registrou 1.368 admissões e 909 desligamentos. Todos os cinco setores de atividade tiveram resultado positivo. A agropecuária foi o setor que mais contratou, com 173 novos postos criados, seguido pelo setor de serviços, que apresentou saldo de 129, e indústrias, com 62. Em seguida, o comércio, que abriu 52 vagas e, por último, a construção, com saldo de 43.

Os dados são do Novo Caged, do Ministério do Trabalho, e da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Ao todo, foram considerados 19 municípios do Recôncavo, incluindo Santo Antônio de Jesus, com saldo de 1772 e o primeiro lugar no ranking. Sapeaçu completa o pódio com 437 novos empregos formais no período.

Para o prefeito Ednaldo Ribeiro, o mercado de trabalho de Cruz das Almas vem se fortalecendo nos últimos meses. “A crise econômica causada pela pandemia de covid-19 agravou o cenário de desemprego na cidade. Por isso, desde o início do ano, nossa maior preocupação é em recuperar os postos de trabalho e criar novas oportunidades. Esses números mostram que estamos no caminho certo”, comentou o gestor.

A expectativa é que o segundo semestre mantenha a tendência de resultados positivos na criação de vagas formais. De acordo com projeções da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), pelo menos 400 novos empregos vão ser gerados até o próximo ano.

As vagas esperadas devem vir com a implantação de cinco novos empreendimentos que pretendem se instalar no Distrito Industrial de Cruz das Almas (DICA) e da ampliação de duas fábricas. Além disso, nesta semana o prefeito anunciou também que, em breve, uma empresa de alimentos abrirá uma fábrica na cidade, com potencial de gerar dezenas de vagas.

Fonte: Ascom/ Prefeitura de Cruz das Almas



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia