Cruz das Almas: Agricultores familiares recebem máquinas e equipamentos para melhorar produção agrícola

WhatsApp Image 2021-11-26 at 14.29.18
WhatsApp Image 2021-11-26 at 14.29.19 (1)
WhatsApp Image 2021-11-26 at 14.29.20
WhatsApp Image 2021-11-26 at 14.29.21
WhatsApp Image 2021-11-26 at 14.29.19

Agricultores familiares do município de Cruz das Almas, no Território Recôncavo Baiano, receberam, nesta quinta-feira (25), máquinas e equipamentos agrícolas, para ajudar no desenvolvimento de suas produções. As entregas foram realizadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, ressaltou que os investimentos agregam mais tecnologia à agricultura familiar, mas que vai além de máquinas e equipamentos. “Trabalhamos com um conjunto de políticas públicas, construímos agroindústrias, levamos assistência técnica e extensão rural e mais crédito. Com isso, há uma projeção de elevação da produção, e, consequentemente, da renda dos agricultores”.

A comunidade Quilombola Vila Guaxinim, situada na unidade sede da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), foi uma das beneficiadas. Cerca de 150 mulheres têm agora uma expectativa de renda, com a entrega de equipamentos para a cozinha comunitária, que já está sendo construída no local.

Segundo a presidente da Associação dos Remanescentes de Quilombos Vila Guaxinim, Silvana Pedreira, a comunidade tem muitas mulheres com tempo ocioso e que não têm onde trabalhar. “A cozinha, com esses equipamentos, será de grande valia para que essas mulheres tenham autonomia financeira e para que elas possam ser o que elas desejam ser. Nós aqui somos agricultores familiares e já produzimos aipim, mandioca, milho, feijão, mas agora vamos produzir em uma escala maior, para atender essa cozinha comunitária e gerar renda”.

Miriam Feliciano de Barros é uma das mulheres que serão beneficiadas. “Eu tenho certeza que será uma mudança da forma de produção das mulheres daqui da comunidade. Um grande sonho que nasceu desde quando a associação foi criada, de criar oportunidade para a autonomia destas mulheres. A gente já fez curso para aprender a fazer pizza, escondidinho, lasanha e coxinha de aipim, e todas as receitas possíveis aqui de aipim a gente já fez. A partir destes equipamentos e da construção da cozinha comunitária, vamos dar andamento aqui ao que a maioria já sabe fazer”.

Na comunidade dos Poções, a Associação de Desenvolvimento Comunitário de Poções também foi beneficiada com entregas. Foi entregue aos agricultores um microtrator com implementos. A presidente da associação, Maria Amélia, afirmou que a comunidade cultiva diversos alimentos, como mandioca, laranja, limão, hortaliças. “Vamos poder plantar mais, mais rápido, e, com isso, ter mais produtos para vender”.

Também em Cruz das Almas, na comunidade do Cadete, foram entregues equipamentos para uma cozinha comunitária, para fazer doces, geleias, biscoitos, pães, bolos, polpa de frutas e frutas desidratadas. Na comunidade da Pumba foram entregues 30 barracas de feira padronizadas e, para a Associação de Moradores de Cruz das Almas, foram entregues kits de irrigação.

Outras ações

A CAR já entregou também, em Cruz das Almas, o mercado municipal reformado, 265 barracas de feira livre e 16 tratores com implementos agrícolas. O município já conta com quatro agroindústrias certificadas e com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), ação realizada em parceria com o Consórcio do Território do Recôncavo.

Além disso, somente pelo Bahia Produtiva, projeto da CAR/SDR, estão sendo investidos R$2,2 milhões na agricultura familiar de Cruz das Almas, beneficiando diretamente 124 agricultores.

Fonte: ASCOM/ Prefeitura de Cruz das Almas



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia