‘É um cenário de pós guerra. Tudo foi devastado’, diz repórter que visitou cidades afetadas pela chuva no Vale do Jiquiriçá

u1
u2
u3
u4
u5
u6
u8
u9
u10

As cidades do Recôncavo e do Vale do Jiquiriçá sofrem com as cheias dos rios após temporal que assola a região desde a última quinta-feira (23). O município de Laje, Mutuípe, Jiquiriçá e Ubaíra foram os mais atingidos. As cidades ficaram embaixo d’água.

O repórter Junício Júnior visitou a região e relatou ao Programa do Valente que viu muita devastação: ‘um cenário de pós guerra’, relatou.

De acordo com Junício, nas cidades de Jiquiriçá e Ubaíra muitas pessoas estão desabrigadas.

“Parece um cenário de pós guerra, tipo aqueles bombardeios que acontecem no Oriente Médio, onde as pessoas tentam fugir e não tem para onde. Muitas casas destruídas, muita lama na cidade. Não tem comida porque os supermercados foram invadidos pelas águas e mesmo com as águas baixando, o cenário que vemos é de devastação”, conta.

Ainda conforme Junício Júnior, das cidades visitadas, Mutuípe é a que está voltando a normalidade. Nas cidades devastadas, não há fornecimento de energia e de água potável, e a comunicação via telefone ou internet estão prejudicadas.

“As cidades vizinhas se juntaram e estão fazendo doação de água e alimento. O Coronel Piton e Sá Pacheco da Polícia Militar também se mobilizaram. As cidades estão passando por uma situação complicadíssima”, fala.

A localidade da Sapucaia, em Ubaíra foi a mais atingida pela cheia do rio e está em estado crítico, completamente destruído pelo Rio Jiquiriçá.

Famílias estão desalojadas e as pessoas desabrigadas estão em escolas localizadas na parte alta da cidade e em ginásios de esportes.

O município está recebendo ajuda de cidades vizinhas e também do governo do estado.

“Vai levar muito tempo para as cidades se reerguerem. O acesso a estada está sendo feita peça BR-420, com algumas barreiras, mas dentro das cidades o tráfego é impossível”, finaliza.

 

Confira entrevista completa com o repórter Junício Júnior a partir de 1:15:50



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia