Prefeito de Ubaíra fala do processo de recomeço da cidade, “Drama terrível”, assista

O prefeito de Ubaíra fala do processo de recomeço da cidade após os estragos causados pela enchente nos últimos dias.

Com a água dos rios baixando, cidades atingidas pelas chuvas no extremo sul e no Vale do Jiquiriçá começam a entrar na fase de limpeza e assistência aos desabrigados e estão apelando por doações.

Com prédios públicos e estoques afetados, prefeituras estão pedindo produtos como medicamentos, insumos, comida e água mineral, além de solicitar que profissionais de saúde e voluntários ajudem no apoio às vítimas das maiores enchentes do século no estado.

Ao Blog do Valente, o prefeito da cidade de Ubaíra, Lúcio Monteiro disse que o momento é bastante dramático.

“Temos que agradecer muito a Deus por não ter vítimas fatais. Temos recebido doações de vários pontos do estado. Agora que a água baixou, estamos focados em retirar os entulhos, fazer o levantamento de danos e acolher as famílias”, disse.

A energia foi restabelecida em parte do município e também a comunicação por telefone. Mas, o fornecimento de água permanece suspenso.

Conforme o prefeito, os desalojados estão em escolas ou em casas de parentes e vem recebendo apoio e acolhimento de igrejas e doações de cidades vizinhas.

“70% a 80% do comércio está desativado. É um drama terrível. Consequências não só econômica, financeira, mas psicológica também. Do pequeno ao maior, todos foram atingidos e ficou o trauma”, frisou.

Em relação ao apoio do governo do estado, Monteiro disse que um helicóptero de resgate foi cedido para a retirada de pessoas de locais afetados pelas enxurradas.

Já pelo governo federal, o Ministro da Cidadania João Roma esteve na cidade e mandará recursos para a reconstrução da cidade.

O governo da Bahia anunciou que vai lançar um auxílio financeiro para as famílias atingidas, dentro do programa Estado Solidário. O valor da ajuda ainda será definido e divulgado.

A Secretaria de Saúde da Bahia também lançou campanha para garantir o estoque e evitar desabastecimento de sangue ao atender as pacientes vítimas da tragédia.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia