Governo firma convênio para recuperar estradas vicinais de Itaquara

Foto: reprodução

Danificadas pelas fortes chuvas que afetaram diversos municípios baianos, as estradas vicinais de Itaquara serão recuperadas.

O convênio para a realização das obras foi celebrado nesta quinta-feira (13) entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia, e a prefeitura local.

O total de investimento para locação de patroladora, caçamba e retroescavadeira e também na aquisição de combustíveis é de R$ 80 mil. O objetivo da intervenção é restaurar a trafegabilidade e o escoamento da produção agropecuária das principais rotas produtivas do município, onde está vigente decreto emergencial.

Em Itaquara, dos 586 estabelecimentos rurais, 500 são da agricultura familiar, ou seja, 85% do total, com destaque para a produção de leite, da mandioca e da fruticultura. As fortes chuvas danificaram as vias de acesso e comprometeram o transporte dos produtos.

“São municípios que estão com a zona rural muito afetada, pela grave questão das chuvas e com bastante dificuldade de trafegabilidade. Então, o nosso objetivo maior é possibilitar o retorno dessa acessibilidade aos locais, para que o agricultor e a agricultora familiar possa levar a sua produção para a cidade e trazer seus insumos e, assim, sucessivamente. Ou seja, entra alimento, sai alimento. Entra insumo, sai insumo”, comentou o chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro.

Fonte: Bahia.ba