Gripário Pirajá/Jardim Santo Inácio é o quarto reaberto em um mês

Fotos: Betto Jr. / Secom

O gripário Pirajá/Jardim Santo Inácio, localizado anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da localidade, dedicado ao atendimento de síndromes gripais, foi reaberta pela Prefeitura na manhã desta sexta-feira (21). Este é o quarto equipamento do tipo reaberto pela administração municipal no prazo de um mês.

A unidade reúne 82 trabalhadores da saúde, dentre médicos, enfermeiros, assistente social, farmacêutico, nutricionista, coordenador de enfermagem, coordenador médico, supervisor administrativo, técnico de enfermagem e demais trabalhadores. O funcionamento previsto é de três meses.

A estrutura passa a ser mais uma opção para atender pacientes com síndromes respiratórias causadas principalmente pela Covid-19 e pelo vírus Influenza (H3N2). Antes dele, foram reativadas as unidades do Vale dos Barris, do 16º Centro de Saúde (Pau Miúdo) e da ilha de Bom Jesus dos Passos.

O prefeito Bruno Reis, detalhou o funcionamento da unidade acompanhado da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos; do subsecretário municipal da Saúde (SMS), Décio Martins; e do diretor de Urgência e Emergência de Salvador, Ivan Paiva, dentre outras autoridades.

“Com a chegada da nova cepa de Influenza e da variante Ômicron da Covid-19, corremos para disponibilizar vacinas e iniciamos a reabertura desses gripários, com 53 novos leitos de enfermaria e estabilização no total. Esta unidade terá investimento de quase R$1 milhão. Dessa forma, alcançamos 26 estruturas para atender essa superdemanda de casos na cidade. Estamos vivendo um caso excepcional e oferecemos 16 unidades de pronto atendimento a mais do que preconiza o Ministério da Saúde, mas ainda assim, devido ao excesso de casos, as pessoas ainda precisam aguardar em filas. Por isso pedimos a compreensão de todos”, destacou o prefeito durante a reinauguração do equipamento.

Ainda durante a solenidade, Bruno informou que o município está abrindo 11 novos leitos para tratamento de pacientes com Covid-19 no Hospital Sagrada Família, somando 139 reabertos desde o mês de dezembro em hospitais, enfermarias, gripários e nas mini UPAs montadas nas USFs Pirajá, Itapuã, Imbuí e IAPI.

Com isso, o gripário deverá garantir atendimento 24 horas, sete dias da semana, com capacidade de 250 atendimentos diários. O serviço contará com leitos de reanimação e de observações, ampliando a variedade de equipamentos médico-hospitalares, mobiliários e insumos, condizentes com a necessidade da assistência no âmbito da Rede de Urgência e Emergência da cidade.

Fonte: Bahia Notícias



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia