Mutuípe: professores protestam pelo pagamento do abono salarial

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Na manhã da última quarta-feira(09), os professores da rede municipal de ensino de Mutuípe, protestaram na  cobrando o pagamento do abono salarial.

De acordo com informações do Mídia Bahia, a secretária de educação, Sônia Ferreira disse, durante a jornada pedagógica, que os valores estão no fundo de educação, mas que não encontrou amparo legal para fazer o pagamento, segundo ela, um projeto de lei chegou a ser encaminhado pelo executivo à câmara, na expectativa de conceder o abono, mas que mesmo assim, o município optou por consultar o Tribunal.

Vale ressaltar que os educadores são liderados pela APLB Sindicato e cobraram o cumprimento dos rateios das sobras do FUNDEB 70.

O representante da APLB sindicato, professor Givanildo Ribeiro Braz, disse que o plano de carreira de Mutuípe, aprovado em 2010, entrou em vigor  antes da lei complementar 173, de 27 de maio de 2020, e portanto existe base que prevê legalmente  o pagamento do abono.

O secretário de finanças do município, Carlos Eduardo, declarou que  “a luta da categoria é normal, mas a razão não pode ser deixada de lado”, e ainda informou que  foi pessoalmente ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), consultar a respeito do rateio, e que sem aval do TCM, as contas do prefeito podem ser rejeitadas.

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia