Chuva deixa 230 cidades da Bahia em estado de emergência

Alerta de chuva do Inmet é mais ameno que ontem e concentrado nas regiões leste e oeste
Foto: Camila Souza/GOVBA

Com previsão de mais chuvas nos próximos dias, a Bahia tem para hoje indicação de ‘perigo’ e ‘potencial perigo’ pelo Sistema de Alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em um grau mais ameno que ontem e mais concentrado nas regiões leste e oeste.

O estado está com 230 municípios com decretos de emergência por chuvas intensas, enxurradas e alagamentos reconhecidos ou em processo de reconhecimento pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil as Bahia (Sudec) desde dezembro de 2021.

O processo facilita o acesso a recursos do Estado e da União para reconstrução de infraestrutura como estradas, pontes, ruas e casas, além de reforçar o apoio aos atingidos.

Para este sábado, 5, pancadas acompanhadas de trovões e rajadas de vento também são esperadas para o nordeste, norte e Chapada Diamantina, com as demais regiões parcialmente nubladas, com possibilidades de chuvas fracas e isoladas em qualquer hora do dia.

A informação é do serviço de monitoramento climático do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), que aponta tendência de redução de intensidade para amanhã e segunda-feira chuvas fracas e isoladas na faixa litorânea e extremo oeste, com predomínio de céu claro nas demais áreas.

Embora regiões como o norte e oeste estejam no seu período chuvoso, os grandes volumes do litoral, como Salvador e o sul do estado, estão sob influência de um fenômeno conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).

De acordo com a meteorologista do Inema, Maryfrance Diniz, a partir de segunda e terça-feira, o fenômeno deve enfraquecer e os volumes ficam menores.

Diante do temor de moradores da região sul, como Ilhéus e Itabuna, onde choveu forte esta semana, ela pontuou que não existe a perspectiva de repetir agora os volumes registrados em dezembro.

Atenção 

Em Juazeiro, região que continua com alerta de ‘perigo potencial’, a Defesa Civil informou ontem à população que equipes permanecem de prontidão em ação integrada, com divulgação dos contatos para solicitação de ajuda. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Ramiro Cordeiro, a orientação é para as pessoas ficarem longe de árvores, janelas e eletrodomésticos conectados à tomada. Fora de casa busquem abrigo em lugares seguros, e não estacionem perto de torres ou placas de propaganda.

Em virtude dos alertas divulgados pelo Inmet, a Sudec informou ontem que seus técnicos também continuam de plantão, para eventuais chamados de municípios.

Novas visitas a localidades atingidas pelas chuvas dos últimos meses estão sendo agendadas e o número de municípios com decretos homologados pelo estado pode aumentar.

Apesar das chuvas que vêm caindo este ano em maiores proporções que a média, a região de semiárido baiano está com 70 municípios com decretos de emergência por estiagem, reconhecidos em 2021.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia