Salvador registra quase 100 ocorrências após fenômeno trazer fortes chuvas nesta quinta

Foto: reprodução

Com 96 solicitações apenas na manhã desta quinta-feira (3), a Defesa Civil de Salvador (Codesal) atribuiu o mau tempo ao ‘cavado’ – fenômeno que atingiu a capital baiana, que ocorre quando em uma região da atmosfera se forma uma ondulação do fluxo de ventos e onde há também uma tendência à queda da pressão atmosférica. Segundo o boletim, o bairro da Liberdade registrou o maior número de solicitações por causa das chuvas.

Ainda conforme a Codesal, os maiores acumulados de chuvas ocorreram em Mirante de Periperi (92,8mm), Praia Grande (87,6mm), Fazenda Coutos (77,2mm), Periperi (76,8mm) e Rio Sena (73,5mm). As informações são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

Vale ressaltar que a previsão para esta quinta-feira (3) é de céu nublado com chuvas fracas a moderadas, acompanhadas por trovoadas, a qualquer hora do dia, com risco de alagamentos e deslizamento de terra.

Além disso, em caso de emergência a população pode ligar gratuitamente para a Codesal pelo número 199.

Cuidados

A Defesa Civil de Salvador recomenda a população a adoção de medidas preventivas para reduzir o risco e preservar a segurança em períodos chuvosos.

>> No trânsito, evite trafegar em pistas inundadas e alagadas;

>> Estacione o veículo caso a chuva esteja muito forte;

>> Evite atravessar enxurradas;

>> Em caso de raios e trovões, procure abrigo, não fique em locais abertos;

>> Não se abrigar sob árvores ou próximo a cabos elétricos molhados ou arrebentados.

>> Não estacione próximo a árvores ou linhas de energia elétrica;

> Fique atento: a Defesa Civil de Salvador emite alertas por SMS para que você não seja pego de surpresa. Envie um SMS com o número do seu CEP para 40199 e receba os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.

 

*BNews


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia