Laboratório de RAP fortalece e valoriza a identidade negra em três cidades do Recôncavo baiano; confira

Foto: Danielle Rodrigues

De acordo com informações divulgadas no Informe Cruz Online, com o princípio de valorizar e fortalecer a identidade negra através da cena musical, acontecerá, entre Maio e Agosto deste ano, o Rap Lab – laboratório de Rap. Programado para ocorrer durante dez dias nas cidades de Cruz das Almas, Conceição do Almeida e Santo Antônio de Jesus, o projeto utiliza o Rap como método e expressão cultural negra para integrar jovens a partir de 14 anos nas discussões sobre Racismo e na recuperação da autoestima.

Segundo Felipe Ramos, co-realizador do laboratório, “O RapLab é importante para que cada vez mais a juventude negra da nossa região possa enxergar o rap e o movimento hip-hop como algo próximo deles e que tem muito a contribuir na formação e na educação desses jovens”, afirma.

Funcionamento

Na primeira semana do laboratório serão apresentados os mecanismos de construção das rimas, a partir de algumas batidas sonoras pré-definidas, abordando assim, a relação entre rima e ritmo. Na segunda semana, a oficina focará na produção dos beats, introduzindo questões técnicas referentes à produção musical. No último dia do laboratório, será apresentado o resultado final das músicas, com uma avaliação coletiva do laboratório e a certificação dos participantes. O produto final das oficinas será um álbum intitulado “Rap Lap”, a ser lançado no YouTube.

Mais informações no nosso instagram: @laboratorioderap ou pelo e-mail [email protected]
O projeto é viabilizado por meio do Edital Setorial – 2019, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Centro de Culturas Populares e Identitárias e Secretaria de Cultura da Bahia.

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia