Vice-prefeito de Cruz das Almas defende a regulamentação da “guerra de espadas”

André Eloy defende a regulamentação e acredita que a proibição da ‘guerra de espadas’ não está funcionando

André Eloy defende a regulamentação da 'guerra de espadas'
Foto: Blog do Valente

O vice-prefeito de Cruz das Almas, André Eloy, mostrou-se favorável a regulamentação da ‘guerra de espadas’ no município. Em entrevista ao Blog do Valente, nesta quarta-feira (15), ele explicou o seu posicionamento sobre o tema afirmando acreditar que a criminalização não tem surtido o efeito esperado.

“A proibição não está funcionando. A criminalização não está funcionando. Eu trabalho sob a perspectiva da regulamentação, do fabrico, a queima, até a comercialização. A proibição, criminalização não resolveu o problema. Eu trabalho pela perspectiva da regulamentação”, disse.

A guerra de espadas é proibida na Bahia por determinação do Ministério Público
Foto ilustrativa: reprodução

Mesmo com a proibição da ‘guerra de espadas’, a prática é constante na cidade e muitos registros são compartilhados em redes sociais, e presenciados pela população, por este motivo o vice-prefeito afirmou que a proibição não tem sido respeitada. Recentemente uma criança de 11 anos ficou ferida após ser atingida por uma espada (leia aqui). As forças policiais têm agido para que a lei seja cumprida (veja aqui).

Polícia Militar apreende espadas de fogo em Cruz das Almas
Foto: PM

“Eu aconselho que ninguém toque, que ninguém comercialize, fabrique este é o meu conselho como gestor. Eu peço sabedoria as forças policiais porque evidentemente aqui e ali vai ter uma ocorrência”, ressaltou o vice-prefeito.

Eloy ainda citou a importância do uso de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), caso haja a regulamentação da queima dos artefatos. “Sobre os EPI’s, evidentemente que quem entrar para queimar espadas vai precisar estar devidamente paramentado com EPI’s. Tudo isso envolve tempo e disposição”.

Importância econômica das espadas

Segundo André, as espadas além de um valor cultural, também tem um papel importante na economia de muitas famílias do município. “Tem famílias que vivem trezentos e sessenta e cinco dias dos ganhos das espadas de fogo no período junino. Famílias numerosas, então, eu não posso de maneira nenhuma pegar isso e jogar embaixo do tapete”, opinou.

 

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia